COM 82.000 T, ESSE É O MAIOR NAVIO DE FERTILIZANTES DO MUNDO

O fertilizante é produzido e transportado durante todo o ano para atender às necessidades dos agricultores de nutrientes para as culturas, pelo mundo a fora. A jornada do fertilizante desde a produção até a aplicação na fazenda requer uma variedade de modos de transporte, incluindo: embarcações marítimas, ferrovias, caminhões e, para alguns materiais, dutos. Nosso foco é o transporte marítimo, com as suas milhares de toneladas navegando em alto mar.
O navio MV BENFICA é um graneleiro construído em 2017 (há 5 anos) e navega sob bandeira de Singapura e considerado o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Sua capacidade de carga é de 81769 t DWT e seu calado atual é de 7,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 228,99 metros e sua largura é de 32,26 metros.
Os graneleiros secos transportam grandes quantidades de mercadorias secas. Esses navios se dividem em aproximadamente oito tamanhos diferentes. O nosso gigante dos fertilizantes é um da categoria Panamax, um navio considerado de porte grande.Os navios Panamax são navios de médio porte com capacidade de carga de 65.000 e 80.000 DWT. Essas embarcações são utilizadas principalmente para o transporte de produtos secos. Cada uma dessas embarcações tem sete porões de carga e são projetadas para caber nas eclusas do Canal do Panamá. Novos regulamentos de tamanho estabelecidos pela Autoridade do Canal do Panamá significam que esses navios agora podem atingir dimensões de 366m de comprimento, 49m de largura e 15,2m de profundidade.

Brasil recebeu o maior navio de fertilizantes do mundo

O Porto de Santos recebe o maior navio de fertilizantes a granel da história. O navio “MV Benfica”, com bandeira de Cingapura, fará atracação no Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), com cerca 76 mil toneladas de sulfato de amônio e fosfato de amônio, ambos produtos utilizados para enriquecimento dos solos.
Este será o maior volume de importação de fertilizantes já registrado pelas autoridades portuárias do Porto de Santos. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em comparação ao mesmo período de 2020, o Brasil registrou um aumento de 9% nas importações de sulfato de amônio e 53% no fosfato de amônio.
“O mercado de fertilizantes em 2022 tende a ser desafiador da mesma maneira que foi em 2021. As filas, na maioria dos portos, devem continuar na mesma média entre 25 e 40 dias e os preços desses insumos não tem previsão de diminuir tão cedo. Comparando as importações de fertilizantes de 2020 para 2021, até o mês de novembro, tivemos um crescimento de 4% e um volume recorde que jamais havia sido visto. Já foram 40 milhões de toneladas importadas”, comentou Bárbara Matos, Analista de Novos Negócios da Unimar.

Fonte / Compre Rural





Anterior
Anterior

PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE É REDUZIDA EM 70%

Próximo
Próximo

Poder de compra de fertilizantes piora em julho, mostra indicador